Cartão fidelidade inteligente: porque o cashback é uma opção moderna para aumentar faturamento e manter clientes

Você já deve ter ido a um estabelecimento, seja lanchonete, salão de beleza ou restaurante e saiu de lá com um cartão fidelidade. Aqueles com um “x” marcado em um quadradinho. Isso provavelmente quer dizer que, depois de um número específico de visitas, algum benefício estará disponível. Essa pode ser uma estratégia que era eficiente há alguns anos, mas atualmente, a tecnologia está presente no nosso dia a dia. Então, para a maioria dos locais, não faz mais sentido investir nessa ideia. Afinal, temos ações mais inovadoras que fazem o mesmo trabalho e inclusive, de forma mais eficiente, como o cashback

Veja um exemplo de cartão fidelidade tradicional:

Neste conteúdo, vamos explicar porque trocar o antigo cartãozinho pelo popular “dinheiro de volta”. Assim, você sairá pronto para reter clientes e aumentar seu faturamento a partir da tecnologia. Vamos lá?

Porque você deve trocar o cartão fidelidade pelo cashback

Você lembra como funciona um cartão fidelidade? Era mais ou menos assim: depois de, normalmente, 10 compras, o cliente receberia algum produto de graça ou um desconto mais significativo. A cada ida ao estabelecimento, era necessário levar aquele mesmo papelzinho para anotar. Para a época, parecia mesmo uma ideia inovadora. Mas em 2021, você acha que funciona? A gente responde que não! E, para deixar mais claro o que estamos falando, separamos os problemas dessa ação nos tópicos abaixo. Confira!

É fácil perder o cartão

O primeiro erro dessa estratégia é ela ser offline. Afinal, quando se leva o cartão pra casa, é super comum perdê-lo ou esquecê-lo até a próxima vez na loja. Ele pode ficar em casa, cair em algum local ou até acabar indo fora em uma faxina da bolsa ou carteira. A pessoa até pode tentar explicar que já tinha alguns pontos contabilizados. Mas, além de constrangedor, gera um certo trabalho e não é todo mundo que estará disposto a passar por ele.

Não possui análise de resultados

É bem difícil mensurar os resultados gerados. Isso porque, o máximo que você conseguirá é controlar quantos cartõezinhos foram levados (e se calcular manualmente). Como saber quantas pessoas voltaram depois da primeira visita? E quantos clientes estão prestes a ganhar um bônus? Quanto de faturamento essa ação gerou? São perguntas que não serão respondidas nesse caso.

Não abre canal de comunicação com o cliente

O consumidor é atendido, compra, ganha o cartão fidelidade e vai embora. É bem possível que o nome, telefone, endereço e quais serviços ou produtos ele se interessou não tenham sido registrados. Dessa forma, não conseguirá abrir um canal de comunicação com ele. Canal esse que, mais tarde, poderia ser usado para mandar promoções, novidades, descontos especiais e até se fazer presente em datas comemorativas. 

Bom, provavelmente agora, já não existem dúvidas de que essa é uma estratégia ultrapassada. Mas como o cashback pode ajudar sua empresa de uma maneira mais eficaz? A gente responde no próximo tópico!

Entenda os motivos do cashback ser um cartão fidelidade inteligente

Antes de tudo, vamos explicar como o cashback funciona para não gerar dúvidas. Nós dissemos que ele é um cartão inteligente porque funciona bem parecido. Nesse caso, o cliente faz uma compra e você decide que x% do valor voltará para o bolso dele. Só que com um bônus: esse valor que volta pode ser gasto somente no seu estabelecimento. 

Funciona assim: você iniciou parceria com um aplicativo de dinheiro de volta e decidiu que, a cada compra, o consumidor terá 10% do valor retornando a sua carteira digital. Então, quando alguém visita um café, por exemplo, e compra R$ 50,00, tem R$ 5,00 de volta para uma próxima vez. 

Dessa forma, é possível oferecer um benefício bem interessante ao seu público. E mais: incentivar o aumento do faturamento do negócio, já que ele voltará para usar o dinheiro que sobrou. 

Abaixo, separamos os benefícios do cashback em relação ao cartão fidelidade antigo. Veja mais!

Tenha tudo registrado na palma da sua mão e na do seu cliente

Aqui, tudo é controlado direto pelo celular. Você e seus clientes possuem os registros de todas as transações e saldos. Então, essa história de esquecer o cartão em casa não existirá mais! Apenas com o celular em mãos, seus consumidores conseguem usar o saldo em aberto e você consegue controlar cada passo. 

Analise os resultados e tenha insights para novas promoções

Com todos os registros no aplicativo, você consegue analisar uma série de números que mostrarão as oportunidades e os desafios da estratégia. Por exemplo: veja quantas pessoas com saldo em aberto voltaram para usá-lo. Também é possível identificar quem tem dinheiro sobrando, mas faz tempo que não aparece no seu estabelecimento. Assim, uma simples mensagem direto pelo app pode fazê-lo retornar. Visualize quanto a ação rendeu e até se um cashback de mais ou menos valor fez diferença nos resultados.

Crie um canal de comunicação com seus clientes

Para receber o benefício, seus consumidores precisam fazer um cadastro no aplicativo e você terá acesso a essas informações. Então, uma série de comunicações podem ser enviadas para incentivar o retorno ao seu estabelecimento. Seja a criação de cupons de desconto relâmpago, como fazem bastante as marcas de delivery de comida. Ou o envio de mensagens somente para os clientes inativos, que estão há algum tempo sem frequentar sua empresa. Assim, você pode incentivá-lo a voltar falando de um produto que ele gosta ou até oferecendo um valor maior de dinheiro de volta. 

Em resumo, o cashback é muito eficiente para aumentar os lucros da sua empresa e manter clientes. Isso porque ele cria o efeito boomerang e sempre que uma pessoa compra, ele terá um novo saldo para a próxima vez. Além disso, você começa a criar apaixonados pela sua marca, já que oferece benefícios realmente positivos para os clientes. Entre em contato com a Nummus para entender como podemos te ajudar nessa ação! Já atendemos diversas empresas que transformaram suas vendas com cashback. Esperamos você!

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