Guia completo: Aprenda a fidelizar clientes com tecnologia e marketing digital

De acordo com um relatório criado pela Digital in 2018 e divulgado pelos serviços online Hootsuite e We Are Social, estima-se que, no mundo todo, mais de 4 bilhões de pessoas utilizam a internet. É uma oportunidade e tanto para fidelizar clientes.

Ou seja, isso quer dizer que mais da metade da população mundial está online. Esse número tão significativo abriu uma janela de oportunidades para negócios que buscam conquistar cada vez mais o seu espaço no mercado.

Num cenário de pandemia como o que estamos vivendo, nutrir uma presença digital com consistência, credibilidade e autoridade é muito mais que importante, é quase vital.

Além disso, práticas de marketing digital são relevantes para manter seus clientes fiéis e atrair novos consumidores. Para isso, essa comunicação online e a implantação de tecnologias funcionais que, ao mesmo tempo, entregam dados importantes sobre o seu mercado são fatores essenciais para o desenvolvimento saudável e sustentável da sua empresa.

Mas como comentamos aqui em cima, existem centenas de milhares de empresas já utilizando a internet para crescer, então como se destacar nesse ambiente com tantas pessoas e empresas tentando fazer o mesmo? O Marketing Digital pode ser a solução certa se você pretende promover o seu negócio e fidelizar clientes.

Neste conteúdo, você encontrará:

  • O conceito geral sobre marketing digital;
  • As vantagens de investir no ambiente online;
  • Passos para realizar um planejamento de marketing;
  • Dicas para colocar sua estratégia em prática.

Vamos começar? 

Primeiramente, precisamos entender o que é o marketing digital e como ele pode ser vantajoso para o seu negócio.

O Marketing Digital é um conjunto de ações de promoção da sua marca, seu produto ou serviço no meio online, ou seja, é uma extensão do marketing comum, aquele que acontece através de outdoors, panfletos, banners físicos, porém, especificamente pensado para o ambiente digital. Essas ações podem ser realizadas de diversas formas, por inúmeros canais, como por exemplo:

  • Blogs;
  • Sites;
  • Redes sociais;
  • Aplicativos;
  • E-mails;
  • E tudo o que envolve a internet.

Saber utilizar as estratégias certas pode fazer a sua marca conquistar um público maior, mais segmentado e mais fiel ao que você oferece, ampliando as suas oportunidades de crescimento e claro, as taxas de atração, retenção e fidelização de clientes.

Quais são as vantagens do Marketing Digital? 

Vantagem 1: 

Uma das vantagens de utilizar o Marketing Digital para a promoção de algum produto, serviço ou ideia, é a sua agilidade

Seja para a produção ou para a veiculação, os seus processos fluem de modo mais rápido, pois não é necessário imprimir materiais, realizar orçamentos com canais de comunicação como rádios e canais de TV, sendo assim, produzir e colocar seus materiais no mercado é um processo mais acelerado que o marketing offline.

Vantagem 2: 

As ações de Marketing Digital também demandam custo e investimento menores que outros tipos de ações.

Vantagem 3: 

Após aplicar as estratégias, você tem acesso a um sistema de análises de resultados que permite uma avaliação precisa de todos os números.

Seja em veiculação de anúncios pagos, publicações nas redes sociais ou planos de SEO, você pode, periodicamente, realizar análises em cima de todos os dados referentes à execução dos seus projetos. 

Isso acontece porque, no digital, é possível rastrear todas as ações dos seus clientes. Tudo isso é muito importante e ajuda a sua empresa a conhecer melhor o comportamento de cada consumidor ou prospecto, podendo desenhar planos cada vez mais assertivos, baseados em informações reais.

Vantagem 4: 

Ao contrário das ações offline, no Marketing Digital você tem a possibilidade de aperfeiçoar e fazer as alterações necessárias no seu conteúdo mesmo após a sua publicação. 

As campanhas digitais possuem maior taxa de aproximação e engajamento pois possibilitam a segmentação correta de público e assim, tornam os resultados mais eficazes que outros tipos de ação.

Então, após conhecer o Marketing Digital e suas vantagens, como começar a colocá-lo em prática? 

Tudo começa com o planejamento: 

Nenhuma ação terá os resultados esperados se não possuir um bom planejamento por trás. 

Comece estudando o público que você deseja atingir e defina quais são as suas dores e necessidades. 

Para compreender melhor o seu mercado-alvo, o primeiro passo é a criação de uma persona, ou seja, o detalhamento das características do seu público-alvo, como um personagem fictício que auxilia na compreensão dos comportamentos de consumo de quem compra seus produtos.

Para criá-la, elabore e aplique pesquisas, conheça o seu consumidor a fundo. Defina características como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Necessidades;
  • Sonhos
  • Fraquezas;
  • Metas;
  • Estrutura familiar. 

Por exemplo: Luiza tem 31 anos, mora em Florianópolis, é formada em Administração e atua como gerente administrativa em uma loja de departamentos. É solteira, possui uma carreira sólida e costuma comprar livros pela internet. 

Nas redes sociais, segue influenciadores digitais e costuma acompanhar personalidades da área de Negócios. Gosta de receber amigos em casa e adora estar com sua família aos finais de semana.

Com essa ferramenta, seus resultados têm mais chances de aumentar, e você passa a entender onde quer chegar e quem quer atingir.

Ainda no planejamento, é necessário:

  • Definir os objetivos;
  • Elaborar um plano detalhado, informando os recursos financeiros necessários para a elaboração e execução das ações;
  • Um cronograma para você conseguir fazer o gerenciamento de tudo que está acontecendo;
  • Monitorar os resultados com relatórios.

Nas redes sociais

Uma das aplicações do Marketing Digital está dentro das redes sociais. Elas possibilitam diversas opções de interação com seu público, como curtidas, comentários e compartilhamentos.

A sua marca pode se destacar dentro desses canais se você souber como traçar as metas certas.

Inicie criando uma persona (como no exemplo que deixamos acima) e identifique em que rede social o seu público se encontra. 

Você precisa estar onde ele está. 

Utilize conteúdos interativos, informativos, bem-humorados e com valor. Afinal, ninguém gosta de seguir uma marca apenas porque acha seus produtos interessantes, né? 

As pessoas gostam de receber informações úteis, que estão alinhadas ao seu dia a dia e possam contribuir para o crescimento pessoal e profissional, de alguma forma.

Após definir a persona e a rede social ideal, estude e conheça ferramentas para otimizar as suas ações, como aplicativos para agendamento de publicações e definição de horários para as postagens.

Já aprendemos sobre planejamento, redes sociais e as vantagens de utilizar o Marketing Digital como estratégia de marca. Mas depois de planejar, executar e veicular essas ações, como podemos medir seus resultados? 

Lembre-se, gerenciar resultados e definir estratégias eficientes a partir de números é uma super vantagem do marketing digital, mas precisa ser feito com cuidado, atenção e um olhar analítico.

Saber avaliar os resultados é tão importante quanto saber planejar as suas ações. Algumas métricas são extremamente importantes para o sucesso da sua estratégia e do seu negócio local.

Para isso, você deve analisar as ações realizadas e definir o que é mais importante para o seu negócio. Você pode analisar o número de:

  • Comentários em publicações;
  • Seguidores em uma rede social;
  • Cliques em um link;
  • Download de um material;
  • Curtidas em publicações;
  • Recebimento de mensagens.

O ambiente online oferece inúmeros dados que podem ser de grande proveito se você souber como mensurá-los. 

O Marketing Digital possui diversas áreas e uma infinidade de oportunidades que valem o seu investimento e dedicação em aprender e também repassar aos seus colaboradores. 

Boas estratégias e ações pensadas especificamente para o seu público-alvo dentro da internet podem alavancar os seus resultados.

É aí que a fidelização de clientes acontece.

Agora que você já sabe como o Marketing Digital funciona, vamos conversar um pouco sobre fidelização de clientes.

Embora as taxas de fidelização mudem de acordo com o segmento, uma coisa é certa: fidelizar clientes é mais rentável que atrair novos.

Na prática, fidelizar significa transformar um cliente que visita a sua empresa apenas de vez em quando, num consumidor recorrente, ou seja, assíduo, que compra de você diversas vezes dentro de um determinado período.

“A chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente”.

Essa frase foi dita por Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, em uma de suas obras célebres, chamada Administração em Marketing.

Ela resume bastante coisa, não é?

Mas é importante lembrar que o conceito de fidelização não está relacionado apenas ao processo comercial, apesar de que isso seja um fator super importante pra se levar em consideração. Ele está ligado também à interação dos seus clientes nos canais de comunicação e inclusive, ao processo de indicação dos seus produtos ou serviços pra outros novos clientes.

Basicamente, tudo o que é feito pela sua empresa no marketing digital, funciona como prática de fidelização. É por isso que a tecnologia é tão relevante.

Clientes fiéis compram mais.

Aqui na Nummus Cashback, acreditamos que a fidelização de clientes é vital para negócios locais, por isso, desenvolvemos e aprimoramos todos os dias, uma solução completa que auxilia empresas a conhecer melhor o seu cliente e, inclusive, traçar estratégias de marketing digital para estar sempre próximo de cada consumidor.

Veja algumas vantagens de fidelizar seus clientes:

  • É mais barato fidelizar do que atrair;
  • Geração de valor de marca;
  • Propaganda espontânea; 
  • Previsibilidade de receita;
  • Aumento do ticket médio;
  • Melhora da satisfação dos clientes;
  • Experiência de compra;

Por meio de um sistema completo de fidelização e marketing, você será capaz de desenvolver, cada vez mais, planos de crescimento pautados na sua realidade, de forma mais efetiva e prática.

Aqui em nosso blog, você encontra, semanalmente, conteúdos de valor sobre negócios, administração, fidelização, marketing e gestão. 

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