Saiba de uma vez por todas como fidelizar clientes no varejo

Você já deve saber que um proprietário de loja tem uma série de responsabilidades. Controlar estoque, fazer divulgações e treinar funcionários são apenas algumas delas.

Mas, mesmo que todos esses itens estejam funcionando perfeitamente, eles ainda não são suficientes para um negócio rodar com toda sua capacidade. E é aí que entra a importância de entender como fidelizar clientes no varejo. 

Manter quem você já conquistou anteriormente é essencial para o sucesso da empresa. Pense bem: eles já confiam na sua loja e no seu produto.

Agora, só precisam de um empurrãozinho para fazer novas compras e se tornarem consumidores fiéis. Outro ponto importante é que, dessa forma, você usufrui melhor de todo o esforço feito no início, na primeira venda. 

E então, pronto para aprender mais sobre o assunto? Continue lendo abaixo o nosso conteúdo!

Conheça seu público para fidelizar clientes no varejo

É mais difícil atrair um cliente se você não sabe suas preferências, certo? Por isso, é tão importante conhecer a fundo o público do seu estabelecimento. Faça uma persona e entenda como ela pensa, o que mais gosta, quais são seus medos e desafios.

Visualize como uma pessoa real. Só assim você conseguirá oferecer os melhores benefícios para mantê-la por perto.

Uma ferramenta que ajuda muito nesse ponto é um sistema de cadastro. Com ele, você centraliza todas as informações de quem visitou sua loja e permite um entendimento maior sobre o perfil de cada um deles. Além disso, ter o número de telefone, e-mail e redes sociais ajuda a criar novos canais de contato com o público e consequentemente, facilita novas vendas.

Invista em uma identidade visual eficiente

Aposto que você reconhece o roxo do banco Nubank ou a letra M do McDonald ‘s. Isso é identidade visual. Um símbolo, fonte ou cor que representa sua empresa e o que ela quer transmitir ao seu público. A gente sabe que no começo, com pouca verba disponível, pode ser difícil. Mas ela é essencial para a fidelização.

Esse tipo de investimento ajuda o cliente a reconhecer sua empresa em qualquer lugar. E, é claro, aumenta as chances de ele escolher você. Sem contar que passa um profissionalismo bem maior do que muitos concorrentes. 

Coloque o bom atendimento em primeiro lugar

A gente sabe que um atendimento ruim pode fazer um consumidor desistir da compra. E, inclusive, contar para muitos amigos o problema que enfrentou. Então, para fidelizar clientes no varejo, crie uma cultura na empresa para que os colaboradores recebam as pessoas da melhor forma possível.

Esqueça aquele papo de vendedor, onde o objetivo é apenas despachar o maior número de peças. Aqui, a ideia é ajudar de verdade. Ou  seja, ser mais um consultor e ouvir sua necessidade, apontando como a loja pode ajudar. 

Para isso, você vai precisar de pessoas qualificadas. E, essa responsabilidade, é sua também. Então, invista em treinamentos e qualificações para a sua equipe. Além de ter um resultado melhor, você terá funcionários mais motivados e engajados com o seu negócio. 

Trabalhe com estratégias de pós-venda

Se você acha que a venda acaba quando o cliente paga, está enganado. Depois da compra, existe uma série de ações que podem ser feitas para trazer ele de volta. Seja oferecendo um produto parecido, como o famoso cross selling, ou descontos para uma nova aquisição. Todas essas estratégias são importantes para fidelizar clientes no varejo.

Vamos dar algumas ideias. Para começar, o ideal é divulgar um objeto que tenha relevância em relação a aquele que foi levado. Por exemplo, se a pessoa comprou uma televisão, que tal oferecer um rack para colocar o novo eletrônico? Esse tipo de estratégia faz sentido com o desejo do consumidor e ainda não parece uma venda forçada.

Além disso, é importante se fazer presente mesmo depois do cliente sair da loja. Você pode mandar e-mails com ofertas, comemorar datas especiais ou mandar mensagens com produtos que você sabe que ele se interessa. 

Crie programas de fidelidade

Seja um cartãozinho que oferece 10% de desconto após um número específico de compras ou um bônus para quem trazer os amigos. Esse tipo de ação, simples, se caracteriza como programa de fidelidade e ajuda muito a manter os clientes por perto.

Analise seu negócio e entenda o que faz sentido oferecer. O principal é que exista um incentivo relevante o suficiente para o consumidor voltar. No próximo tópico, temos uma dica muito legal nesse sentido. Vamos conferir?

Participe de programas de cashback 

Você já ouviu falar nesse termo? Cashback, em português, quer dizer dinheiro de volta. Ou seja, é um benefício que você oferece ao seu consumidor para que ele tenha parte do valor da compra retornando ao bolso. É uma estratégia muito eficiente para fidelizar clientes no varejo. Sabe por quê? Abaixo explicamos mais! 

Funciona assim: imagine que alguém comprou um tênis no valor de R$ 200,00. Se você oferecer 10% de cashback, ele terá, de saldo, R$ 20,00 para uma nova compra, no futuro. Assim, você oferece um motivo para que ele invista novamente no seu estabelecimento. E, é difícil quem esquecerá de um valor disponível para gastar, não é mesmo?

E o melhor: toda essa logística pode ser feita direto por um aplicativo, de forma fácil e intuitiva. A Nummus é especialista nisso. Que tal conferir como pode ser a parceria com a gente e melhorar os resultados da sua empresa?

Entre em contato e conversamos sem compromisso!

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