Saiba como reter clientes de maneira eficiente e econômica

À primeira vista, pode parecer que reter clientes é uma estratégia que deve ser usada somente para empresas de assinatura. Telefonias, softwares ou academias são alguns dos exemplos. Mas não se engane. Qualquer negócio deve ter uma ação bem estruturada para manter os consumidores que já compram ou compraram alguma vez. Afinal, essa pessoa já conhece e confia na sua marca. Ou seja, é bem mais fácil mantê-la por perto.

Programas de fidelização, cashback, brindes e descontos são algumas das alternativas que você tem para investir nesse tema. Aqui, neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e dar dicas práticas para você começar. Vamos lá? 

Gerencie todos os canais de atendimento para reter clientes

Antes de criar qualquer estratégia mirabolante ou investir dinheiro em reter clientes, é importante fazer o básico. Por isso, gerencie com eficiência todos os locais em que seus consumidores podem entrar em contato. Redes sociais, e-mail, atendimento via chat ou mesmo pessoalmente. Todos esses espaços devem estar alinhados e com um atendimento impecável. Afinal, quando o suporte é ruim, todo mundo conta para um amigo, não é mesmo?

Além disso, é legal criar formas de comunicar aos seus clientes tudo que sua empresa faz. Você pode desenvolver newsletters, postar atualizações nas redes sociais e se manter presente na vida dele em datas especiais, por exemplo. O importante é usar a criatividade! Ah, se você quiser saber mais sobre uma estratégia incrível para fidelizar clientes de uma forma barata, acesse nosso conteúdo do blog. Você vai adorar!

No próximo tópico, entenda como ouvir quem compra com você faz toda a diferença. Confira abaixo!

Faça pesquisas de satisfação

Ouvir o seu público é muito importante. É ele que vai dizer como o seu negócio está caminhando e o que precisa melhorar. Então, pergunte. Faça pesquisas para entender como foi o atendimento, a experiência com o produto e com a marca. Dessa forma, o cliente se sente ouvido. E, além de entender os pontos de melhoria, você ainda mostra o valor que ele tem para a sua empresa.

É possível desenvolver essa ação de uma forma fácil e econômica. Você pode criar um formulário no Google, por exemplo, e enviar por e-mail pedindo esse help para eles. Também é possível usar uma pesquisa impressa, dentro do seu estabelecimento. 

Agora, entenda abaixo, como criar conteúdo e usar o marketing digital para reter clientes. Bora conferir?

Ajude seus clientes com conteúdo

Provavelmente você já baixou algum e-book, infográfico ou participou de um webinar no último ano. Todos esses conteúdos são criados pelas empresas para atrair ou manter os consumidores por perto. Afinal, essa é uma forma de educá-los sobre o produto e mostrar como pode fazer a diferença na vida deles. 

Por isso, as empresas que oferecem esse serviço, já saem ganhando. Entenda seu cliente, suas necessidades, dificuldades e desejos para poder oferecer informação sobre esses temas. Dessa forma, você mostra como entende a realidade dele e o mercado. Ou seja, além de oferecer ajuda, você também mostra a sua autoridade no assunto. 

Que tal saber mais sobre como incentivar indicações? Continue lendo e descubra!

Incentive indicações

A gente sabe que a venda é muito mais fácil quando acontece por indicação. Afinal, uma pessoa em que o cliente confia recomenda o produto ou a empresa. Então, uma parte da negociação já está feita. Por isso, investir no marketing boca a boca é tão essencial. 

Você pode incentivar indicações por meio de benefícios, por exemplo. É possível criar uma bonificação em que a cada cliente fechado, a pessoa que indicou ganha um desconto. Você também pode fazer promoções para pessoas que adquirem o produto ou serviço, juntas. Tem uma série de ideias que podem ser aplicadas e são bem eficientes. Sem contar que, um ótimo produto e atendimento acabam gerando indicações automaticamente. 

Por fim, no último tópico, vamos falar sobre como o cashback pode ajuda você a reter clientes. Vamos lá?

Invista em cashback

Se você ainda não ouviu falar dessa super estratégia, vamos te ensinar agora! Cashback, em português, quer dizer dinheiro de volta. É uma ação muito legal para fazer os clientes voltarem ao seu estabelecimento e fazer novas compras. Mas como funciona? 

É bem simples. Imagine que você tem uma loja de roupas. Uma pessoa fez uma compra de R$ 200,00 e na hora de pagar, você oferece 10% do valor de volta pra ela. Então, se ela voltar a comprar com você, terá R$ 20,00 de desconto. É uma ação simples, mas que faz toda a diferença e ajuda milhares de empresas a reter clientes. 

Inclusive, atualmente, existem aplicativos que ajudam você com esse trabalho, como o nosso, da Nummus. Se quiser saber mais sobre o nosso trabalho, é só entrar em contato. Com certeza vamos criar uma parceria para sua empresa atingir resultados incríveis. 

Agora, caso queira entender mais sobre programas de fidelização, clique aqui e descubra como a jornada do consumidor ajuda nessa ação.

Vem com a gente!

Agora que você já sabe todas as vantagens e anotou dicas práticas para fidelizar clientes, convidamos você a conhecer a nossa plataforma de fidelização de clientes

Você encontrará muita inovação em uma solução completa, que vai mudar a sua forma de enxergar o seu relacionamento com seus clientes.

Nosso sistema é intuitivo, prático, funcional e cabe na sua rotina! Você tem, na palma da mão, um parceiro para todas as horas, que você pode contar para:

  • Lançar cashback a cada venda realizada;
  • Acompanhar a frequência de compra dos clientes;
  • Enviar cupons de cashback;
  • Comunicar seus clientes sobre promoções e ofertas

E muito mais! Se fidelizar clientes é importante para você, não deixe pra depois! Basta clicar aqui para conhecer nossa plataforma de pertinho.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *