Metodologia OKR: saiba o que é, vantagens e exemplos

É vital a qualquer negócio encontrar sempre novas ferramentas, como o controle de ponto online ou a metodologia OKR, para aumentar sua produtividade.

Entretanto, não é todo gestor que conhece os benefícios do RH tecnológico. Tampouco as melhores metodologias alinhadas a ele.

Afinal, de nada adianta ter um setor cheio de novas tecnologias se elas não vêm acompanhando algumas mudanças no modus operandi da empresa.

Pensando nisso, a Nuumus em parceria com a QRPoint criou esse guia rápido, com duas formas de aumentar o desempenho da sua empresa através da atuação do RH.

A primeira é uma ferramenta capaz de automatizar e simplificar todo o controle de ponto da sua empresa, trazendo economia e agilidade ao dia a dia.

Já a segunda é uma metodologia de gestão alinhada à ideia de um RH inovador, com resultados comprovados pelas maiores empresas do mundo. Confira!

O que é controle de ponto alternativo?

O controle de ponto alternativo é uma forma legal, moderna e eficiente de controlar a jornada de trabalho dos colaboradores.

Com ele, os profissionais podem marcar o ponto de forma completamente digital, bastando ter acesso à internet.

Portanto, é possível registrar o ponto através do próprio smartphone do colaborador, assim como por tablets ou computadores.

Para garantir a segurança, softwares como o QRPoint fazem esse registro através do reconhecimento biométrico.

Dessa forma, com esses processos e um armazenamento de dados em nuvem automatizado, o risco de erros ou fraudes é mínimo.

Quais os benefícios de um controle de ponto online?

O controle de ponto online tem diversos benefícios. O primeiro deles é eliminar a necessidade de ter um equipamento físico, que exige manutenção, na empresa.

Essa característica digital, junto à automatização, traz facilidade e agilidade ao dia a dia dos profissionais e também dos gestores.

Ademais, eliminar a necessidade de gestão dos dados ser feita por pessoas não só economiza tempo, mas também traz mais segurança ao processo, diminuindo a chance de erros.

Como vantagem, a empresa tem menos problemas com processos trabalhistas e tem todas as informações devidamente salvas e com fácil acesso.

Entretanto, aumentar a eficiência dos processos é apenas uma das formas de aumentar o potencial da sua empresa. Veja abaixo o que uma metodologia de gestão pode fazer por você.

O que é a metodologia OKR?

A ferramenta OKR é uma metodologia criada pelo ex-CEO da Intel Andrew S. Grove, que se popularizou após ter sido implementada pelo Google em 1999.

Essa manobra contribuiu para o crescimento da empresa e até hoje é amplamente utilizada, tendo impulsionado bastante a organização com 40 membros na época.

O método consiste em focar nos objetivos (Objectives) e resultados chaves (Key Results) que a empresa precisa apresentar para que eles sejam alcançados.

Sendo assim os objetivos são traçados com um mindset qualitativo e estratégico, visando alcançar mudanças impactantes.

Já os resultados chave são dados de modo quantitativo, buscando criar pequenas metas que contribuam diretamente para a chegada do resultado principal previamente estabelecido.

Quais os benefícios do OKR?

Os benefícios do OKR são o aumento do foco geral da organização, alinhamento da cultura organizacional, rapidez no crescimento da empresa, e aumento do engajamento dos colaboradores.

Confira mais sobre cada um deles abaixo:

Aumento do foco

Primeiramente, o foco da empresa aumenta porque são estabelecidos objetivos menores a serem executados num prazo curto.

Assim, os esforços são canalizados para aquilo que é mais importante para a organização naquele momento.

Ou seja, mesmo que existam projetos ambiciosos e de grande potencial, seu momento deve ser muito bem calculado.

Consequentemente, eles não devem ser iniciados quando não forem explicitamente o mais importante a ser feito.

Alinhamento da cultura organizacional

Um passo muito importante na implementação da metodologia OKR é a construção gradativa de uma cultura organizacional de foco em resultados.

Além disso, as ações serão tomadas principalmente entre setores com alto nível de interação, buscando criar um fluxo de trabalho que traga valor entre as diferentes equipes.

Isso é feito tendo em vista que OKR é uma ferramenta de alinhamento que busca colocar toda a empresa para trabalhar compartilhando objetivos em prol de um resultado comum.

Rapidez no crescimento da empresa

A organização cresce internamente de forma mais rápida por que os objetivos são dados em ciclos menores de tempo.

Essa prática leva a reuniões mais frequentes para alinhar quais são as prioridades do próximo ciclo em busca do resultado maior.

Assim, o aumento da frequência traz como resultado agilidade para organização e melhoria no desempenho ao regulamentar, de forma constante, o que deve ser feito.

Aumento do engajamento dos colaboradores

O engajamento dos profissionais está diretamente relacionado à participação que eles têm na empresa, juntamente com seu comprometimento.

Sendo assim, a metodologia de OKRs aumenta o desempenho dos colaboradores justamente por não estabelecer metas sem a participação deles.

Isso porque, independente da função que seja exercida e seu nível hierárquico, 60% da meta é definida pelos profissionais.

Enquanto isso, os outros 40% são ditados pelo gestor, em concordância com os objetivos traçados pela empresa.

Como resultado, nenhum desafio está fora do alcance do profissional, já que ele mesmo poderá deixar claro seus limites, ao mesmo tempo que estará produzindo em seu potencial máximo.

Dessa forma, o colaborador se sentirá ouvido e pertencente à organização, vendo aqueles objetivos traçados como seus e não apenas da empresa, se sentindo responsável direto pelo sucesso da mesma.

Conhecendo todas essas vantagens, veja agora como botar a mão na massa e trazer essa estratégia para dentro da sua organização.

Como pôr em prática a metodologia OKR?

Para colocar em prática a metodologia OKR é necessário seguir um passo a passo consistente de forma colaborativa.

Ele vai desde definir as metas com a alta gestão da empresa, passando pelo seu alinhamento com os colaboradores e terminando nos indicadores OKR.

Veja a seguir como traçar um planejamento para pôr o método em prática.

Estabeleça quais as metas

A primeira meta a ser traçada deve levar em conta um longo período de tempo, como por exemplo um ano, devendo ser grande e ambiciosa.

Para isso, faça uma análise dos resultados anuais que a sua empresa apresenta e pense quais números indicariam um resultado excepcional.

Ao pensar nisso, comece a definir objetivos nítidos e da forma mais específica possível, tanto para essa meta maior quanto para os key results menores (trimestrais, por exemplo).

Alinhe as metas com a equipe

Como foi dito anteriormente, apenas 40% dos OKRs são dados pelos gestores e o restante deverá ser definido pelos times que trabalharão neles.

Portanto, neste momento, busque a visão e participação dos seus colaboradores, para criar juntos os objetivos seguintes.

Esteja sempre atento ao direcionamento

É muito importante que os resultados sejam acompanhados constantemente para que o direcionamento não se perca no meio do trajeto.

Portanto, avaliar semanalmente como andam os resultados da meta trimestral é uma prática muito recomendada.

Isso vai permitir que os gestores estejam sempre ajustando e direcionando o caminho a ser seguido, sem precisar necessariamente estar fazendo checagens diárias.

Mantenha toda a empresa consciente das metas

Os objetivos devem sempre estar à vista de todos os setores da organização, prezando pela transparência.

Por conta disso, informar a todos como andam os resultados é bastante importante, tendo em vista que estarão trabalhando com o mesmo objetivo.

Portanto, mantenha sempre todos da empresa informados de como está o andamento dos OKRs e qual é o processo a ser seguido.

Conte com a QRPoint! 

Agora que você sabe como aliar as forças da tecnologia no RH com a gestão inteligente de pessoas, saiba que pode contar com o QRPoint!

Isso porque, com esse software, você simplifica o dia a dia da sua empresa, tendo em mãos um sistema de controle de ponto online com diversas funcionalidades.

Esses recursos vão além de facilitar o dia a dia do gestor automatizando o processo do registro da folha de ponto, ajudando também na transparência.

Isso porque os colaboradores tem acesso a seu próprio banco de horas e também tem um sistema simplificado de envio de atestados.

Aliado a isso, você gestor tem na palma da sua mão um aplicativo que te fornece informações através de dashboards indicadores para guiar a sua gestão. Quer ter esses recursos e muitos outros na sua empresa ainda hoje? Entre em contato com a QRPoint e ganhe um período de teste grátis para sua organização!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *