Funil de vendas: o que é e como pode e ajudar a fidelizar clientes

Funil de vendas: o que é e como pode e ajudar a fidelizar clientes

O funil de vendas é um modelo estratégico de acompanhamento da jornada do cliente que funciona pra todos os tipos de negócios. 

Ele é responsável por desenhar, monitorar e rastrear o caminho que o seu cliente faz, desde o período de descoberta, que é quando ele fica sabendo sobre a existência da sua marca, até o período de compra, quando ele finaliza a jornada junto ao seu negócio.

Em alguns funis, esse mapeamento acontece também no pós-venda. 

Você fica no controle de todas as operações.               

Pra compreender todas as ações do seu cliente nesse caminho, o funil de vendas é dividido em etapas, de maneira objetiva e simplificada. A divisão é feita da seguinte forma:

Topo do funil 

É a etapa de aprendizado e descoberta. Isso significa que o cliente ainda não conhece a sua solução. Nessa fase, ele está indiferente, mas descobre que o seu produto ou serviço existe. 

A partir de então, ele entende que possui um problema a ser resolvido e começa a cogitar a sua empresa pra auxiliar no processo. 

Nesta etapa, é necessário que você demonstre autoridade e se diferencie da maioria. É um território disputado, já que é onde você capta novas pessoas pra sua estratégia. 

Meio do funil

É a etapa do reconhecimento do problema e consideração de uma solução. Após passar pelo topo do funil, o cliente já sabe que existe um problema e ele deseja resolvê-lo, então, ele parte a considerar possíveis soluções. 

Ele já sabe que a sua empresa pode ser uma possível escolha mas ainda não decidiu quem pode ajudá-lo. 

Se você fez um bom trabalho e ele percebeu que a sua marca pode ajudá-lo, nesta etapa ele inclui a sua empresa na decisão.

Nesta etapa de indecisão, você deve se posicionar como o melhor no que faz, aquele que não quer apenas vender, mas sim, oferecer uma ajuda realmente eficiente, deve demonstrar que quer estar ao lado do cliente, ser um verdadeiro parceiro.

Fundo do funil

É a etapa de decisão. Ou seja, o cliente já percebeu que tem um problema, considerou que a sua empresa pode ser a solução mais adequada e partiu pro momento de decisão. 

Como ele já passou por todas as outras etapas, está pronto pra ser convencido de que deve comprar de você, e pra isso, sinalize o responsável pela venda de que esta prospecção está qualificada.

Seu time comercial deve estar capacitado e preparado pra oferecer o que o cliente busca. 

Também é importante sinalizar que toda a jornada do cliente deve ser avaliada antes de realizar o contato, isso ajuda a conhecer melhor o usuário e gerar rapport com ele.

Alguns funis possuem também uma quarta etapa, chamada de pós-venda, que centraliza todos os clientes que já compraram com você e recebem acompanhamento via atendimento presencial, pesquisa de satisfação etc.

Trabalhar com a metodologia do funil de vendas no dia a dia permite que você:

  • Tenha mais conhecimento sobre seu público;
  • Tenha uma receita previsível;
  • Trabalhe com um processo organizado;
  • Aumenta o leque de novas ideias e estratégias;
  • Observa oportunidades e descobre como aproveitá-las;

Quando você cria o funil de vendas da sua marca, é mais fácil descobrir quais os passos da jornada de compra do cliente e, assim, impactá-lo em momentos diferentes.

Aqui em nosso blog, você conhece diversas outras metodologias e técnicas que podem auxiliar o seu negócio no processo de vendas. Clique aqui e acesse.

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