4 fatores internos que influenciam na fidelização de clientes

O grande acesso à informação que a internet gerou permite que os clientes de todas as empresas possam pesquisar mais sobre elas. Seja sobre os concorrentes, sobre seu posicionamento de marca ou sobre os produtos. É também esse fator que torna a decisão por uma companhia ou outra, mais consciente.

Afinal, esse alcance faz com que as pessoas considerem melhor cada opção. Então, para destacar o seu negócio, é preciso criar ações de divulgação e fidelização de clientes realmente eficientes. 

A fidelização de clientes, caso você ainda não saiba exatamente o que significa, é uma estratégia para que os consumidores retornem e se tornem fiéis a sua marca.

Aqui, vamos explicar melhor quais fatores influenciam para o sucesso dessas ações. Assim, você pode colocar em prática sem medo. Vamos lá? 

Bom atendimento é crucial na fidelização de clientes

Ninguém gosta de chegar a um estabelecimento e ser mal atendido, não é mesmo? Seja presencialmente ou online, o suporte e uma boa recepção ao consumidor é essencial para a fidelização de clientes.

Uma pesquisa realizada pela PWC mostrou que 73% dos participantes apontam a experiência do cliente como um fator decisivo para a compra. Ou seja, não adianta só ter um produto ou serviço bom. Você precisa encantar. 

Mas como fazer isso? Para começar, o básico: treine sua equipe para prestar um atendimento excelente. Tenha todas as informações que ele precisa em mãos. Trabalhe para um atendimento ágil e esclarecedor. Porém, é preciso ir além disso. 

Crie estratégias que mostram como o cliente tem valor para a sua empresa. Você pode oferecer brindes, dar descontos ou fazer homenagens em datas especiais, por exemplo.

O ideal é entender a fundo o seu público para compreender o que tornaria ele apaixonado pela sua marca. 

Abaixo, vamos falar exatamente desse assunto. Entenda como conhecer o comportamento dos seus clientes faz a diferença. Confira!

Conhecimento sobre o comportamento do consumidor faz toda a diferença

Um dos fatores mais básicos para que uma ação seja efetiva é conhecer com quem você está conversando.

Por isso, se você ainda não entende seu público a fundo, esse é o momento de parar e analisar. Quem são essas pessoas? Quais idades e gêneros elas têm? Que redes sociais elas usam? Quais lugares frequentam? Quais são seus medos e desafios? Todas essas perguntas ajudam a guiar esse perfil de consumidor e consequentemente, suas estratégias. 

Na fidelização de clientes elas também são essenciais.

Sabendo todas essas informações, você consegue direcionar as ideias, tornando-as mais assertivas.

Agora, no próximo tópico, falamos um pouco mais sobre a expectativa do cliente. Confira abaixo!

A expectativa do cliente e a entrega da empresa

Todo mundo cria expectativa sobre uma compra, né? Quando é online, ficamos aguardando ansiosamente o pacote chegar em nossas casas. Em um restaurante, esperamos que a comida seja tão gostosa quanto imaginamos. Essas expectativas são geradas pela mente do consumidor, mas também pela imagem que a empresa passa. Por isso, além de trabalhar para supri-las, é preciso deixar claro nos canais de comunicação tudo sobre os produtos e serviços vendidos. 

Uma boa forma de entender como o cliente vê a sua empresa é fazendo pesquisas.

Seja online ou direto na sua loja. Assim, você consegue entender a visão dele e o que é necessário melhorar. Superando as expectativas, com certeza você cria um consumidor fiel e que indica sua marca.

A seguir, conheça mais uma dica que influencia na fidelização de clientes!

A importância do feedback de clientes

Já falamos acima sobre fazer pesquisas com os seus clientes para entender a percepção deles sobre a empresa.

Mas também é fundamental ouvir feedback de quem já comprou com você em todos os aspectos.

Seja sobre a qualidade do atendimento, do produto, sobre as expectativas ou até pedir opiniões para próximos lançamentos.

Com essa ação, você terá um conteúdo muito rico para trabalhar.

É impressionante como os consumidores têm visões interessantes para resolver um problema que, às vezes, não saem de dentro da equipe. Sem contar que você mostra como o que eles acreditam é importante para a sua marca. O que, consequentemente, ajuda a torná-los mais próximos e se sentirem mais valorizados.

Para finalizar este conteúdo, temos uma dica de ação incrível para fidelização de clientes. Vamos conferir?

Nummus: o aplicativo de cashback que vai ajudar sua empresa a reter clientes

Existem diversas estratégias para reter clientes e uma delas, que já virou tendência no Brasil, é o cashback. Essa ação tem como objetivo oferecer parte do dinheiro gasto pelo cliente, de volta pra ele.

Assim, ele tem um novo motivo para voltar e comprar na sua loja. 

Funciona dessa forma: vamos supor que o cliente fez uma compra no valor de R$ 200,00. Se você escolher devolver 10% do valor, R$ 20,00 voltarão para o bolso do consumidor para que ele possa usar novamente. 

O legal é que esse valor que volta fica dentro de um aplicativo e só pode ser gasto na sua empresa. E o melhor: você acompanha tudo online e de um jeito simples. 

Ficou interessado e quer saber mais? Confira o site da Nummus e tudo que podemos oferecer para a sua empresa!

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