Como o cashback influencia positivamente a jornada do consumidor?

Seja para adquirir novos clientes ou para fidelizar os que você já tem, são necessárias uma série de estratégias. Mídia offline, como outdoor e televisão, anúncios online, marketing de conteúdo…Todas essas ideias são ações que devem ser avaliadas para você entender se fazem sentido, ou não, para o seu negócio. E o cashback é uma delas. 

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre essa ideia moderna e eficiente que já é utilizada por e-commerce e lojas físicas. Você sabia que ela também pode ajudar os clientes a dar um próximo passo na jornada do consumidor? Então, acompanhe abaixo e entenda o que é e como colocar em prática na sua empresa. Vamos lá? 

O que é cashback?

Se você chegou até aqui, já deve estar interessado nessa ação que vem ganhando o mundo e ajudando muitas empresas a encantar clientes. O cashback, nome em inglês para dinheiro de volta, é uma ação que possibilita ao cliente, receber uma parte do valor da compra de volta para o seu bolso. Ou, no caso dos aplicativos, para a carteira digital. 

Funciona assim: imagine uma loja de roupas. Uma pessoa comprou o total de R$ 300,00. Na campanha de cashback, foi decidido que 10% do valor da compra voltaria para o cliente. Então, o consumidor terá R$ 30,00 de volta. E o legal é que esse valor só pode ser gasto no mesmo estabelecimento. Assim, além de mostrar o valor do cliente, você também incentiva ele a voltar na sua loja e comprar mais. Legal, né?

Essa porcentagem de valor de volta pode ser definida pelo próprio estabelecimento. Inclusive, pode até ser usado como promoção, viu? Imagine em um Black Friday, por exemplo, oferecer 30% de cashback? Aumentar esse valor pode incentivar mais e mais pessoas a adquirir um produto. 

O interessante é que o cashback ajuda a aumentar o faturamento, mas também a fidelizar os clientes. Afinal, você está oferecendo um benefício que não desvaloriza a mercadoria.

Pronto! Agora que você já entendeu o que é essa estratégia super eficiente, entenda, abaixo, o que é a jornada do consumidor. Vamos lá?

O que é a jornada do consumidor?

Para explicar, vamos pensar juntos. Imagine uma pessoa que não tem televisão no quarto. Apesar de gostar de assistir séries, ela acaba vendo na sala de estar ou, quando assiste no dormitório, ela usa o celular ou notebook. Para ela, essa situação está tranquila. 

Agora, imagine o mesmo cenário, mas com uma pessoa que se incomoda de não ter a TV. Ela acha essa condição um problema e gostaria de comprar o eletrônico. Por fim, numa terceira circunstância, uma pessoa que não tem televisão, sabe que é ruim e já está decidida em comprar para aumentar o seu conforto. 

Cada um desses cenários exemplifica uma etapa da jornada do consumidor. Na primeira, a pessoa ainda não enxerga um problema. Já na segunda, ela entende que existe e se incomoda, mas ainda não está pronta para solucionar ou não sabe como resolver. Por fim, na terceira, ela já sabe qual o problema e os caminhos para mudar, só precisa definir em qual empresa irá confiar para a resolução. Esses são o topo, meio e fundo do funil. 

Para cada etapa, existem estratégias que incentivam o consumidor a caminhar por essa jornada até o fundo, chegando no momento da conversão. Isso pode ser feito por conteúdos ricos na internet, redes sociais, blogs e até cashback

Então, no nosso último tópico, entenda como o cashback influencia na jornada do consumidor. Confira!

Como o cashback influencia na jornada do consumidor?

O cashback é uma estratégia que incentiva a compra. Basicamente, dá aquele empurrãozinho em quem ainda está em dúvida ou em quem estava esperando algum tipo de desconto para adquirir o produto. Além, é claro, de ser uma ótima ferramenta de relacionamento. 

Assim, ele pode ser uma das ideias mais efetivas para incentivar o avanço na jornada do consumidor. Principalmente quando falamos de meio e fundo do funil, aquelas pessoas que já identificaram o problema. Se você oferecer dinheiro de volta para alguém que já sabe que precisa comprar uma televisão, é bem provável que ele escolha a sua empresa ao invés de um concorrente, sem esse benefício. 

Também é possível divulgar o cashback em réguas de nutrição para pessoas que você sabe que já visitaram sua loja ou seu site. Ou fazer anúncios pagos para públicos de interesse. Todas essas estratégias ajudam a pessoa a dar aquele próximo passo e, a sua empresa, a faturar mais.

E então, pronto para colocar a ideia do cashback em prática? Venha bater um papo com os especialistas da Nummus e entenda como nossa parceria pode alavancar seus resultados. 

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