Como fidelizar clientes no seu posto de combustível? Um passo a passo prático

E se você estiver dando prioridade ao que não é tão importante assim no seu Posto de Combustível?

Sabemos que ter um posto de combustível lucrativo hoje, no Brasil, não é fácil. Além da “guerra pelo menor preço”, existe a dificuldade de fidelizar um cliente diante de tantas opções que ele têm.

A verdade é que a esmagadora maioria de empreendedores acreditam que o segredo para o sucesso é sempre atrair mais clientes, esquecendo que fidelizar esse público é o que realmente vai trazer resultados a longo prazo.

As maiores redes de postos de combustíveis do planeta devem o seu crescimento ao grupo de clientes fiéis que possuem, isso porque, são essas pessoas que levam o nome da marca em frente, e além disso, compram mais, em quantidades maiores, pois se sentem em uma relação de ganhos que entrega benefícios para todas as partes.

Mas se engana quem pensa que práticas de fidelização de clientes funcionam apenas para grandes corporações. 

Seja qual for o tamanho da sua empresa e do seu time, fidelizar é sim possível, sem grandes investimentos e com bastante empenho.

Para ajudar você a implementar ações realmente eficientes de fidelização de clientes, criamos uma série de dicas, então acompanhe o conteúdo e anote tudo! Temos certeza que você terá novas ideias e muito embasamento para fidelizar seus clientes.

1 – Ofereça atendimento personalizado: 

Qualquer pessoa se sente confortável ao ser bem atendido. Treine a sua equipe para que ele ofereça uma experiência única de atendimento, com humanização, simpatia e preocupação com o cliente.

Tudo isso aumenta as chances de volta.

O atendimento é um fator essencial para a fidelização do cliente. Desde a primeira interação, é preciso mostrar que, no seu posto, ele encontra uma equipe atenciosa, séria e confiável.

Para isso, aposte em capacitações periódicas do seu pessoal, para que os profissionais estejam sempre prontos para oferecer a melhor experiência ao consumidor.

É importante que os colaboradores sejam orientados quanto à forma de abordar a clientela e aos cuidados na execução dos serviços.

Agora, também é fundamental que todos eles respeitem as medidas e normas de higienização e distanciamento social. Dessa forma, a tendência é que o cliente se sinta confortável e seguro dentro do seu estabelecimento.

Afinal, além de saber defender a marca e ter na ponta da língua todas as facilidades e oportunidades que o posto oferece — como promoções e descontos —, os vendedores devem estar prontos para enfrentar adversidades no relacionamento com o cliente.

Desde o cartão que não passa na hora do pagamento até as ofertas mais relevantes do seu posto.

2 – Flexibilidade no pagamento:

Ao realizar abastecimentos ou comprar na conveniência, ninguém deseja enfrentar problemas para pagar. 

Procure sempre flexibilizar o momento do pagamento, pois é a finalização do processo de compra, é o momento em que você deve ‘’fechar com chave de ouro’’, a ida do cliente ao seu posto de combustível.

Flexibilize e forneça opções variadas, se possível, tenha estrutura para atender todos os meios de pagamentos existentes. 

Você pode aceitar dinheiro em cédula, cartões de débito, crédito, cartões de benefícios, cheques e também PIX, QRCode e afins. Use a tecnologia a favor do seu negócio.

As pessoas já estão se habituando às novas formas de pagamento, ou seja, elas estão cada vez mais conectadas, realizando transações de forma totalmente online. Imagine realizar uma compra sem precisar sair do seu carro?

Esteja atento ao comportamento dos seus consumidores e forneça opções viáveis para eles. Fazendo isso, você fideliza sua clientela, otimiza o tempo dessas movimentações e evita erros de cobrança.

3 – Utilize programas de recompensas e fidelidade:

Grandes redes de postos de combustíveis já utilizam programas de fidelidade e pontuação para fidelizar seus clientes.

É possível aproveitar datas comemorativas como Dia Das Mães, Natal e Black Friday para criar promoções especiais, oferecendo cupons de desconto, brindes e mais.

O cashback, por exemplo, é uma estratégia muito eficiente, assertiva e conhecida por quem utiliza postos de combustíveis no Brasil. 

Quando se fala sobre fidelização de clientes, o cashback é um aliado que funciona super bem, já que faz com que o cliente compre e retorne para utilizar o bônus recebido. 

Quando esse sistema é aliado a um banco de dados, é possível armazenar informações importantes sobre os seus clientes e usá-las para compreender o comportamento de consumo de cada um. 

Dessa forma, tomar decisões mais embasadas e propensas a resultarem em bons frutos.

4 – Forneça serviços diferenciados:

A atração e fidelização de clientes também está ligada ao oferecimento de serviços e produtos diferenciados em seu posto de combustíveis. 

É muito melhor, para o cliente, encontrar tudo o que precisa em um só local, como abastecimento, conveniência, lava-rápido, calibragem de pneu, borracharia e troca de óleo, por exemplo. 

Pesquisas realizadas pela Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, ‘’os postos com lojas vendem cerca de 15% mais que os outros’’. Já pesquisas realizadas pela Petrobras Distribuidora, esse número pode chegar a 20%.

Neste caso, é importante diversificar e entregar um mix de produtos completo, com opções para café da manhã, lanches e até mesmo happy hour. 

São serviços que atraem diferentes públicos e fidelizam seus consumidores de forma mais assertiva e inteligente. Além de claro, diferenciar o seu posto dos concorrentes.

5 – Realize o cadastro de clientes: 

Como citamos no tópico sobre programas de fidelidade, contar com um bom sistema de gestão de dados é essencial para nortear suas decisões, entender ações promocionais e facilitar o relacionamento com clientes.

Ao armazenar essas informações, você pode gerar relatórios de consumo, compreendendo o fluxo de cada produto e serviço e gerenciando o seu negócio de forma prática e prudente.

A verdade é que fidelizar clientes é um grande desafio para inúmeras empresas, e quando falamos sobre postos de combustíveis, encontramos particularidades que devem ser observadas de forma cautelosa, pois podem gerar oportunidades brilhantes de retenção de clientes e novos negócios.

Acompanhe nosso blog para não perder nenhuma dica! Toda semana você encontra por aqui, conteúdos exclusivos sobre a sua área de atuação. 

Vem com a gente!

Agora que você já sabe todas as vantagens e anotou dicas práticas para fidelizar clientes, convidamos você a conhecer a nossa plataforma de fidelização de clientes

Você encontrará muita inovação em uma solução completa, que vai mudar a sua forma de enxergar o seu relacionamento com seus clientes.

Nosso sistema é intuitivo, prático, funcional e cabe na sua rotina! Você tem, na palma da mão, um parceiro para todas as horas, que você pode contar para:

  • Lançar cashback a cada venda realizada;
  • Acompanhar a frequência de compra dos clientes;
  • Enviar cupons de cashback;
  • Comunicar seus clientes sobre promoções e ofertas

E muito mais! Se fidelizar clientes é importante para você, não deixe pra depois! Basta clicar aqui para conhecer nossa plataforma de pertinho.

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